19 de Julho

O sertão é dentro da gente

A frase é de Guimarães Rosa, um dos prerferidos.
O sertão é o tema, o lema, a arte, o sabor vividos.

Vê que lindoooooooo!
 

Após o sucesso primeira etapa do projeto “Estação Cascudo – Sertão Criança”, que rolou no primeiro semestre, levando espetáculos infantis, palestras e oficinas sobre a obra do nosso eterno Câmara Cascudo para cinco cidades do interior do Rio Grande, o Grupo Estação de Teatro retoma às atividades, se amostra, vai arrasar!

O grupo escolheu o mês de agosto (do Folclore), para voltar às cidades de Caraúbas, Umarizal, São Paulo do Potengi, Santa Cruz e Acari com o espetáculo “Quintal de Luís” - inspirado na vida e obra do folclorista Câmara Cascudo. As apresentações serão gratuitas  e abertas a toda comunidade.

O projeto nasceu do entendimento do Grupo sobre a importância de promover uma interiorização das atividades artísticas desenvolvidas no TECESOL (Natal/RN), criando um vínculo e uma história com outras cidades do Rio Grande do Norte e abrangendo outras regiões. Após a primeira etapa em que professores e alunos tiveram o primeiro contato com a obra Luís da Câmara Cascudo, a segunda etapa - com a apresentação do espetáculo “Quintal de Luís” - vem coroar a homenagem do Grupo a este grande expoente da nossa cultura, no ano em que ele completaria 120 anos.

O projeto “Estação Cascudo – Sertão Criança” tem patrocínio da Cosern através da Lei Estadual Câmara Cascudo e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Produção da Bobox Produções e realização do Grupo Estação de Teatro.


Sobre o espetáculo Quintal de Luís
No “Quintal de Luís”, Luís da Câmara Cascudo, o intelectual natalense de maior expressão nacional, ganha contornos lúdicos em uma arena teatral de encontros entre suas memórias e delírios, sua obra e pensamento. Seis brincantes contam, a partir de uma profusão de imagens, afetos e lembranças, os últimos momentos de um velho Cascudo repousado em seu leito de morte, onde nosso protagonista se propõe a peregrinar ao redor de si. Neste delírio último, do tamanho de um palco em forma de arena, um juízo inquisidor e febril se instauram. Criaturas que povoaram toda uma existência, fictícias ou verdadeiras, se apresentam como depoentes nesse tribunal da própria memória.

Voltar