06 de Dezembro

Um dia para lembrar sempre

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1º de dezembro, mas o mês inteiro é dedicado à atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O Dezembro Vermelho é um conjunto de atividades e mobilizações com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com essas doenças. Para homenagear instituições, movimentos sociais e profissionais empenhados na causa, a Câmara Municipal do Natal realizou sessão solene em homenagem à data. A iniciativa foi do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (Avante). 

"A Aids, até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente contra ela. Ao criar um Dia Mundialde Combate à Aids, o objetivo era chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento. Quero aqui antes de tudo dizer que esta ocasião é fundamental para quebrarmos o que é a pior doença que existe nos dias de hoje: o preconceito", cantou Raniere.

- Temos que mostrar também que uma pessoa com o vírus pode relacionar-se e trabalhar normalmente, e que hoje a Aids não é uma sentença de morte, haja vista que é possível viver bem com a doença.

Em seu discurso, o secretário estadual de Saúde, Sidney Domingos Ferreira de Souza, falou sobre a atuação do Governo do Estado do RN. “Nosso papel é o de apoiar os municípios e manter a aproximação do Ministério da Saúde com eles. O objetivo é disponibilizar oferta de ações para prevenção e tratamento”.

Voltar