15 de Dezembro

Índio quer apito

Eu sou fã dele!
 

O artista plástico potiguar Guilherme da Silva Pereira, mais conhecido como Índio, foi homenageado na Câmara de Vereadores de Nísia Floresta, onde recebeu a Medalha Nísia Floresta, a mais alta comenda do Poder Legislativo deste município.

Natural de Nísia, o artista se profissionalizou ao dezoito anos e, desde então, vem construindo grandes obras como o Galo Branco de Dona Neném, símbolo do Folclore e do artesanato de São Gonçalo do Amarante (RN), o pórtico de entrada do Aquário Natal, na Redinha, entre outras. Ao todo, ele já produziu cerca de 3 mil trabalhos. O artesão utiliza como matéria-prima: concreto, argila, pedra sabão e madei ra. Seu universo criativo está intimamente ligado a suas origens e se utiliza de temas como o mar, cultura popular e religiosidade, que nas suas mãos ganham proporções gigantescas.

Grande parte desse acervo escultórico encontra-se localizado entre as praias de Redinha (Extremoz) e Barreta (Nísia Floresta) e também pelo interior do estado entre as cidades de São José de Mipibu, Passagem, Monte Alegre, Brejinho, Goianinha e São Gonçalo do Amarante. O artista também possui conjuntos de peças es palhadas na Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Entre 2005 e 2015, sua obra ganhou notoriedade e recebeu encomendas para o Sul e Sudeste brasileiros e para países como Suécia, Áustria, Portugal e Alemanha. EmItapoá/SC, Índio esculpiu um caranguejo que mede 7,50 por 2 metros de altura e demorou 38 dias para ficar pronta, sendo considerado o maior da América Latina.

 

Voltar