19 de Julho

Mecânica

A possibilidade de ser trocado por um robô ou um programa de computador põe em risco 54% dos empregos formais no Brasil, conforme relata um estudo feito com dados brasileiros. O dado é alarmante, já que a previsão é de que até 2026 sejam fechados 30 milhões de vagas com carteira assinada, se todas as empresas decidirem substituir trabalhadores humanos pela tecnologia já disponível e esse número inclui apenas as ocupações mais ameaçadas.
De acordo com cientista político e especialista em marketing, Bruno Oliveira, em Natal já é possível encontrar com certa frequência robôs dotados de inteligência artificial em supermercados, shoppings, indústrias e fast foods. “São máquinas já vistas como colegas de trabalho dos humanos e seres parcialmente conscientes, que substituem com presteza os operadores de caixa, por exemplo”, explica Bruno.
Para justificar a atual taxa de desemprego que chega a 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o cientista político comenta: “Não credito a atual taxa de desemprego a chegada de robôs e inteligência artificial, mas sim a atual crise econômica que o País enfrenta, mas em um futuro breve o Brasil irá começar a sentir o impacto da automação”, explica. 
Como solução, Bruno sugere que a sociedade se adapte o quanto antes a esse novo momento, pois haverão impactos sociais e econômicos podendo chegar a um colapso, já que o desemprego gera não só a redução do consumo, mas também o aumento da violência.

Voltar