09 de Junho

A arte plural e belíssima de Gilson Barros

ESPECIAL

MÚSICO, ESCULTOR, ARTISTA PLÁSTICO - um cara que encanta 

O artista plástico, músico e escultor,  Gilson Barros nasceu na Cidade do Natal lá por 1978.

Em 1992 desenvolveu no esporte a sua agilidade e curiosidade quando começou a andar de skate street por toda a cidade. 

Daí então, começou a perceber a importância da representatividade dos símbolos e logomarcas nos shapes dos skates, nas estampas das camisetas e nos shows e festivais de música que frequentava! 

Por não ter tanto acesso à camisetas estampadas que representassem o esporte que praticava e à música que ouvia, ele começou a criar os seus próprios símbolos e as suas principais referências, em estampas de camisetas e nos shapes de skate. 
Alguns amigos ainda guardam camisetas e shapes daquela época até hoje!

Sempre foi muito musical,  interessado por música e por instrumentos musicais.
Apesar de não ter estudado a teoria musical aprendeu muita coisa na prática e tornou-se um daqueles bons e velhos "músico de ouvido" aprendendo a tocar alguns instrumentos! 

Em 1996 entrou em definitivo para o mundo da música quando foi convidado a tocar contra-baixo numa banda de reggae, a banda Cantus do Mangue. Participou do Cantus por muitos anos, apresentando-se em muitas cidades do RN e do Nordeste, chegando a se apresentar na Ilha de Fernando de Noronha/PE.
Após o término dessa banda, ainda levou o seu groove, característico e aplaudido até hoje, à algumas bandas de Reggae em Natal.

No ano de 2015, com as ferramentas de alta resistência já adaptadas, e em busca de ligas metálicas para conseguir cortar Granito e o Mármore, suas novas paixões, jogou-se noutra arte.
Ao afiar e polir várias ligas metálicas ele encontrou os ângulos de afiação e de corte que procurava, e naquele momento percebeu que poderia traçar todos os ângulos e formas que precisava para desenvolver um trabalho com as rochas. 

Com uma pequena peça de rocha que conseguiu de um mostruário, ele traçou os primeiros testes em um granito de alta resistência.  

Entre lâminas partidas e trincadas pelos atritos e impactos irregulares, ele pôde perceber os agrupamentos da sedimentação, a granolometria das formações das rochas e estudando a formação das rochas, entendeu o por quê da alta dureza do granito, que era devido o conjunto dos três minerais em sua composição; mica, feldspato e o quartizo.
Após essa descoberta pôde superar o obstáculo da alta dureza do granito.  

Em busca de uma matéria-prima na qual pudesse traçar e esculpir a sua arte, com qualidade e com  durabilidade atemporal ele descobriu as pedras  ornamentais! 

Hoje, Gilson Barros vê nas pedras ornamentais uma excelente oportunidade de poder registrar as espécies animais, a fauna e a flora, como também as linguagens, as culturas de uma geração e suas expressões deixadas num determinado período no tempo.

@marmoreltda

 

Voltar