28 de Outubro

Veneno anti monotonia

É como um soco no estômago. Traduzido em arte, que tudo pode, é um soco no estômago bom. Um suco de talento. Um soco avassalador, que mistura poesia, fantasia, vida!

O que lhe incomoda?
Desassossega seus trilhos?

É esse o universo que A Máscara de Teatro busca enveredar em seu novo trabalho.

Carimbado de “Desassossegos”, carrega consigo proposta inédita para o currículo da companhia, iniciada a partir da pesquisa de construção do saber piagetiano “baseado no equilíbrio e desequilíbrio e na evolução do sujeito de um conhecimento menor para o maior, e desemboca no livro dos Desassossegos de Fernando Pessoa, um título fragmentário, sempre em estudo por parte dos críticos pessoanos, havendo interpretações diferentes sobre o modo de organizar o livro”, canta a professora e atriz Luciana Duarte, “quer desassossego maior?!”, enfatiza.

A montagem desassossega no silêncio das portas fechadas, nas pessoas trancadas, e no temor da contaminação pelo vírus, a efervescência necessária para ser materializada em uma peça de audiovisual - mais real e desconcertante, impossível.

Através das plataformas de videoconferência entre o elenco e o diretor Marcelo Flecha, que embora estivesse em São Luiz do Maranhão coordenava os trabalhos com a mesma maestria de sua presença física.
Para Flecha Desassossegos é “uma obra que apresenta as possibilidades, competências e qualidades que o coletivo tem para entregar arte nas condições impostas pela pandemia”.

Segundo ele, o trabalho não está encerrado, o que será apresentado é o que o diretor chama de “abertura de processo”, e o espetáculo presencial é um projeto urgente para uma obra que tem a valentia “em evitar o atrito entre teatro e audiovisual, e se entregou às necessidades demandadas pela peça, sem buscar a roçadura incômoda do enquadramento, se teatro remoto, se audiovisual, se teatro gravado, se processo”.

Esse grupo mexe com a gente, com as emoções da gente, com as entranhas da gente. O soco vira uma bofetada, que vira um abraço, que vira afeto e que vira talento.

A estreia nacional de Desassossego acontecerá no dia 28, 20h, no canal da Máscara de Teatro no youtube (https://www.youtube.com/c/AMascaradeTeatro01).

Após a exibição, o diretor e elenco aguardam o público para um bate-papo online e aberto a todos os expectadores e interessados em discutir o trabalho em uma videoconferência pela plataforma google meet, o link será disponibilizado na descrição do vídeo.

E para aqueles que estão buscando responder as perguntas do início deste texto, Marcelo Flecha alerta “cada um de nós deve sentir a certeza da qualidade entregue”.
 

Voltar