Com as presenças de pais, professores e diretores, mais de 80 do colégio CEI - unidades Mirassol e Zona sul -, receberam nesta quinta-feira, 21, a Certificação Internacional de Proficiência em inglês das universidades de Michigan (EUA) e Cambridge (Inglaterra), instituições internacionais de ensino que desenvolvem os testes mais respeitados do mundo.
A certificação recebida pelos estudantes representa uma chancela respeitada em todos os países. Destacando o fato do CEI ser centro aplicador oficial dos exames internacionais de ambas as universidades estrangeiras, a representante da universidade de Michigan e coordenadora do ensino bilíngue, Maria Bazante, enfatizou a importância das certificações, que segundo ela, são reconhecidas e utilizadas nas melhores escolas, universidades e empresas ao redor do mundo.
“Essa certificação, além de comprovar em que nível linguístico o aluno se encontra, ela se traduz em motivação para que os estudantes cresçam sempre e sejam desafiados a alcançar patamares cada vez mais altos”, disse Bazante. A representante de Michigan destacou ainda que o CEI, que completou 52 anos de fundação, permaneceu sendo, ao longo de todo esse período, uma instituição de ensino inovadora. “Somos a primeira escola do RN a oferecer um programa bilíngue robusto e de qualidade, desde 2012. Também somos a primeira escola do Estado a ser centro aplicador oficial das universidades de Michigan e Cambridge, a partir de 2022”, assinalou.
Para os estudantes, a certificação representa uma espécie de ‘passaporte’ para o futuro profissional e acadêmico, conforme observou Matheus Bulhões, aluno da 3ª série do Ensino Médio. “Esse certificado é de extrema importância pois abre muitas portas para o futuro, propiciando um leque de oportunidades, como intercâmbios, espaço em universidades lá fora e possibilidades de emprego. O fato de você falar outra língua é uma coisa essencial no mundo inteiro”.
Já Maria Fernanda, do 8º ano, diz que o certificado de proficiência em inglês vai facilitar a realização de um projeto, que é morar fora do Brasil. “Esse certificado vai me ajudar bastante a realizar esse sonho e também para a minha própria vida profissional”, comemora.
Na opinião de Leandro Obadowski, pai do estudante Levi Obadowski (2ª série do Ensino Médio), o certificado é de grande relevância para a vida do filho. “É fundamental ter o reconhecimento de uma certificação bilíngue. A única escola que o Levi estudou foi o CEI e essa conquista com certeza vai lhe abrir portas”, ressalta.
Voltar