16 de Maio

Vida Saudável

Com o surgimento da era fitness, marcada por influenciadores com corpos bem definidos que mostram diariamente suas rotinas de treino para milhões de seguidores, o movimento de novas inscrições nas academias também cresce. O fenômeno, porém, pode provocar evasão desses ambientes por falta de planejamento na hora de estabelecer uma rotina de treinos, principalmente quando algumas pausas acabam acontecendo ao longo do percurso, como no caso das férias.

Dados levantados por pesquisadores brasileiros verificaram que apenas 3,7% das pessoas permanecem na academia após os primeiros 12 meses de treinamento. Nesse processo de desistência, o período de pausa e volta aos treinos é um dos pontos chaves para o sucesso ou o fracasso de cada indivíduo.

A nutricionista potiguar Clarissa Costa foi uma das pessoas que interrompeu a rotina de treinos e teve que recomeçar. A pausa de várias semanas durante o período mais severo da pandemia não só afetou o progresso físico de Clarissa, como também provocou uma queda na motivação para treinar. “O tempo em que fiquei fora da academia foi bem difícil. Por mais que eu tenha tentado manter um cronograma de treinos online, acabei ficando bastante tempo parada".

Ao voltar para as atividades físicas após esse período, mesmo com a dieta balanceada e auxílio de profissionais preparados, a nutricionista sentiu o peso do tempo que ficou parada. “Até o treino estando de máscara me atrapalhava, inclusive, vi muitos colegas de treino desistindo novamente da academia por coisas assim. Coisas pequenas como essa já me deixavam desmotivada, mas persisti”, conta Clarissa.

Seguindo o exemplo de Clarissa, a melhor opção é tirar um primeiro momento para reavaliar seu plano alimentar, horários de treino e rotinas semanais, contando sempre com a orientação do seu treinador de confiança para entender formas de voltar ao ritmo antigo.

Profissional de Educação Física há pouco mais de 6 anos, Wictor Márcio Costa, professor na academia Bodytech Tirol, afirma que o principal erro observado por ele nesse período de readaptação é a volta dos alunos para a mesma rotina de treinos que era realizada antes da pausa. “Achar que dá para realizar os mesmos treinos, durante o mesmo tempo e na mesma intensidade é a receita certa para acabar em uma lesão, o que só atrapalha e desmotiva nesse processo de voltar para a rotina”, explica Wictor.

Segundo o profissional, as lesões por esforço são comuns nesse tipo de caso, pois, ao voltar à prática de atividades físicas que exigem muito esforço sem orientação profissional, o corpo acaba sendo forçado além do seu limite. A falta de estímulo durante um tempo prolongado diminui a flexibilidade, força e resistência do corpo. Por isso, não adianta voltar em treinos frenéticos para tentar compensar o tempo perdido.

No processo, é necessário entender que novas rotinas geralmente não são fáceis de se acostumar. Uma boa opção é tentar reintroduzir a academia de forma mais leve, considerando não só o que fazer para estabelecer uma rotina, mas o que fazer para curtir esse processo. Segundo Wictor Márcio, “o conselho é tentar se manter frequente nas atividades, mas também procurando aliados nos exercícios. Aulas de dança ou yoga podem ajudar na motivação e deixar o processo mais leve”.

Apesar das idas e vindas, é importante perceber que a constância nas práticas físicas vai muito além de conseguir um corpo sarado ou curtidas em redes sociais. Uma rotina de treino saudável alinhada a uma alimentação funcional ajudam na prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo e fortalecem o funcionamento do sistema cardiovascular, promovendo assim um aumento na longevidade do praticante.

 
Foto: Divulgação.

 

Voltar