18 de Janeiro

Plano de carreira para os Outbackers

Um dos princípios do Outback Steakhouse é o incentivo ao crescimento dos colaboradores dentro da empresa por meio de um plano de carreira para os Outbackers, como são chamados os funcionários do restaurante. Um dos exemplos de sucesso desse desenvolvimento interno é Mário Gomes - que assume, a partir desse mês, o desafio de ser o novo sócio-proprietário da unidade do Outback em Natal/RN.

Mário começou sua carreira profissional na rede há 13 anos na loja do Leblon, no Rio de Janeiro, atuando como Waiter (atendente do restaurante) e, com pouco mais de um ano de trabalho, aconteceu a primeira promoção, quando foi convidado para ser coordenador de plantão da loja. “O Outback foi o meu primeiro emprego basicamente, até então eu só havia feito trabalhos temporários. Com a primeira chance de crescimento, comecei a almejar que poderiam vir mais oportunidades na empresa. Toda minha vida está aqui”, afirma.     

Recebendo todo o suporte para se desenvolver ao longo destes anos, Mário participou de diversos treinamentos e aproveitou cada oportunidade para aprender e crescer na rede. “Foi quando, em 2012, veio a oportunidade de inaugurar o primeiro Outback de Recife, minha terra Natal, a convite do supervisor regional, como assistente de gerente e em seguida como manager, cargo que também ocupei por seis anos na segunda loja da capital pernambucana”, conta.

Em 2020 um novo desafio foi proposto ao Outbacker: tornar-se sócio-proprietário da unidade do Shopping Rio Mar, em Fortaleza, onde ficou à frente da operação por três anos. “Quando comecei no Outback eu não tinha quase nenhuma experiência de trabalho e mesmo assim, a empresa me deu oportunidade e treinamento para iniciar. Na época, não imaginava que o Outback se tornaria algo tão importante na minha vida e que definiria parte do que eu sou. Somos sempre incentivados, temos um ambiente de trabalho ótimo, diversas oportunidades de crescimento e um plano de carreira muito bem estruturado”, afirma.

Mário chega para assumir a operação de Natal com a perspectiva de continuar entregando diariamente a melhor experiência aos clientes e grato pela receptividade que vem recebendo do povo potiguar. “A minha expectativa é altíssima para Natal. Tenho a certeza da continuidade do sucesso que é o Outback na cidade. Me sinto muito feliz e realizado por estar morando na cidade que era onde, normalmente, eu passava férias quando criança. Estou apaixonado por cada canto novo que venho conhecendo e pelo acolhimento de todos os potiguares”, conta Mário.


O novo sócio-proprietário do Outback Natal é mais um exemplo de empreendedorismo na rede e de quão bem-sucedido é o plano de carreiras do Outback Brasil. Cerca de 80% dos atuais sócios-proprietários da empresa vieram da operação interna, ou seja, começaram trabalhando no próprio restaurante e se desenvolveram na empresa. Cada uma das unidades do Outback é liderada por um sócio como ele, com ampla experiência na área de restaurantes e que preza pela excelência no atendimento ao cliente. Antes de assumir o cargo, o empreendedor escolhido passa por cerca de dez meses de treiname nto com padrão da rede internacional.

Foto: Divulgação.

Voltar