A sexta edição do Festival Elos chega com novidade importante para o ecossistema da música cearense: a plataforma de projeção Elos Acelera. A proposta é construir espaço de difusão da cultura do Estado por meio de oportunidades de negócios e conexões entre artistas e programadores de festivais nacionais e internacionais. Ao todo, 16 projetos musicais serão contemplados em duas categorias.
Nesta segunda-feira, 11, o evento lança convocatória que vai selecionar 8 projetos musicais para Showcase que será realizado no Complexo Cultural Estação das Artes no dia 21 de novembro. A iniciativa é voltada para artistas cearenses ou residentes no Ceará. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de novembro e podem ser realizadas no formulário.
Os artistas contemplados se apresentarão para programadores com atuação no Brasil e em países como Colômbia, México, Chile e Equador. A ideia é apresentar formatos de apresentação que possam ser replicados para além das fronteiras cearenses.
Cada grupo terá 30 minutos de apresentação, em atividade que será também aberta ao público. Para a plena execução da dinâmica dos shows, os artistas terão de seguir rider técnico padrão disponível no formulário de inscrição. A curadoria dos 8 artistas selecionados é realizada pela Quitanda Soluções Criativas, produtora de negócios de impacto responsável pelo Festival Elos e importantes eventos culturais Brasil afora.
Os artistas interessados terão de apresentar portfólio, imagens do último show e detalhamento da proposta conceitual e técnica da apresentação. O objetivo é reunir o máximo de informação que facilite a apreciação dos programadores convidados.
No dia 22 de novembro, o Elos Acelera promoverá Rodada de Negócios na Estação das Artes. Será um momento de formação e conexão entre os diferentes entes do mercado da música, com debates e reuniões.
Além dos 8 selecionados para o Showcase, que obrigatoriamente participarão da Rodada de Negócios, o Elos Acelera também vai contemplar outros 8 projetos musicais para integrar esse momento de conexão com players renomados da cultura no dia 22 de novembro. O resultado será divulgado no dia 18 de novembro de 2024.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Enel Distribuição Ceará e Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, o Festival Elos é realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR. Conta com apoio do Ceará Criativo, Instituto Mirante e Estação das Artes e produção da Peixe-Mulher e Rocks Produtora, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria da Marco Zero.
Categoria 1 do Elos Acelera
8 projetos musicais serão selecionados para realização de Showcase, no dia 21 de novembro, e também da Rodada de Negócios, no dia 22 de novembro. Os contemplados na Categoria 1 vão receber ajuda de custo de R$ 2 mil para a realização da apresentação.
Categoria 2 do Elos Acelera
8 projetos musicais serão selecionados para a Rodada de Negócios.
Sexta edição do Festival Elos
As ações do Elos Acelera integram as atividades da sexta edição do Festival Elos, que, neste ano, reúne nomes como Liniker, Alceu Valença, Juliana Linhares, Khrystal, Josyara, Iara Pâmela, Mulher Barbada, Luxo da Aldeia, Bloco Pra Quem Gosta é Bom, Dipas, Gabi Nunes, entre outros artistas.
Ao longo das edições anteriores, o evento trouxe a Fortaleza nomes do primeiro escalão da cultura nacional (a exemplo de Elza Soares e Gal Costa) e atuou também como espaço propulsor de obras autorais de músicos da terra. Nomes como Mateus Fazeno Rock e Nayra Costa tiveram, por meio do festival, a oportunidade de construir show exclusivo com apoio logístico da Quitanda Soluções Criativas, que já acumula 18 anos no mercado nacional.
Os números impressionam. Na edição de 2019, por exemplo, o Elos reuniu mais de 100 mil pessoas na programação nas areias da Praia de Iracema. Em 2022, outro feito: ainda num cenário de reabilitação dos efeitos da pandemia, 60 mil pessoas numa edição pautada pela segurança sanitária. Ao todo, mais de 500 artistas marcaram presença no evento de diferentes formas.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Enel Distribuição Ceará e Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, o Festival Elos é realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR. Conta com apoio do Ceará Criativo e produção da Peixe-Mulher e Rocks Produtora, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria da Marco Zero.
Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Quitanda Soluções Criativas
Desde 2008, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
Elos Acelera
Quando: 21 e 22 de novembro
Onde: Complexo Estação das Artes
Convocatória disponível até dia 15 de novembro: https://forms.gle/
Foto: Divulgação.
Voltar