26 de Novembro

Baía Formosa promove Festival de Cinema

Entre os dias 29 e 30 de novembro, a terra do surf vai dar espaço para o audiovisual, com a realização da 15ª edição do FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa.  O evento que já se consolidou na rota do cinema independente do nordeste, esse ano vai contar com a exibição de quase 50 filmes, entre produções potiguares, nacionais e internacionais. O evento é gratuito e será realizado no Espaço Arteco Camp, na Fazenda Estrela em Baía Formosa, unindo natureza e cinema no litoral potiguar.

Com o tema “Música: Ritmos da vida”, o FINC quer valorizar e dar destaque às histórias e personagens que fazem da música, o elemento norteador de suas vidas. O tema é mote principal para a Mostra de Curtas de 1 minuto, que teve quase 80 filmes inscritos, de todo o país. Para participar da mostra competitiva, os interessados não precisavam ter experiência na área, momento ideal para dar espaço aos novos talentos do audiovisual potiguar. O vencedor da categoria de Curtas de 1 minuto, vai ganhar uma viagem com tudo pago, incluindo aéreo, hospedagem e alimentação para participar do Festival OFF Câmera – International Festival of Independent Cinema, na cidade da Cracóvia, na Polônia. O evento é considerado, um dos principais do cinema independente da Europa.

Além disso, o FINC vai contar com outras duas mostras competitivas. A Mostra Pérolas do RN, onde o público pode conferir filmes que valorizam as potencialidades turísticas, bem como exploram as diversas belezas e patrimônios materiais e imateriais do nosso estado. Já a Mostra Potiguar, se apresenta como um espaço de inovação e experimentação, com inscrição de vídeos  produzidos por potiguares ou desenvolvidos no Rio Grande do Norte. Para essa categoria, o festival estreia esse ano uma nova sala de exibição, a Sala Cine Cajueiro, onde o público vai poder ver os filmes, em sua sala de cinema montada em meio a natureza. Todas as sessões são acessíveis ao público, com área de PCD e intérpretes de libras. O evento deve reunir quase mil pessoas por noite, entre moradores e turistas.

A programação conta também com atrações musicais, encerrando os dois dias de festival sempre as 22h30. Na sexta-feira (29), o cantor Divini encerra a programação cultural, com muito pop rock e no sábado (30) é a vez do cantor Diogo das Virgens, embalar o público com o melhor da música nacional e internacional. A entrada é gratuita e aberta ao público. Além disso, o festival conta com Mostra de filmes infantis, espaço de empreendedorismo com artesãos de Baía Formosa, Praça de Alimentação, posto de atendimento médico e transporte gratuito a população de outros bairros da cidade.

O FINC teve sua primeira edição em 2010. A ideia surgiu do empresário e cônsul honorário do Brasil na Polônia, o Sr. Greg Hajdarowicz. Produtor de cinema e influente no universo cinematográfico, Greg não poderia ter escolhido outra senão a sétima arte como fomentadora de vínculo cultural entre a comunidade de Baía Formosa e a Polônia. Centenas de filmes já passaram pelo nosso festival, mostrando que o FINC oferece um espaço plural para a produção audiovisual independente. O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa é uma realização da GREMI Film e Dragmor, com apoio do Governo do Estado, Fundação José Augusto e Prefeitura Municipal de Baía Formosa. 

CONVIDADOS ESPECIAIS

O jornalista e apresentador Zeca Camargo é uma das atrações confirmadas nesta edição do festival. Conhecido nacionalmente por suas viagens e paixão pela música, ele participa da programação da 15ª edição do FINC, compartilhando suas experiências com a música e sua relação com o audiovisual, na televisão e internet. Com mais de 100 países visitados, Zeca atualmente, ele é apresentador da Times Brasil (CNBC).

O diretor polonês Andrés Bukowinski, vencedor de 25 Leões de Ouro do Festival Internacional de Cannes, também confirmou presença no Festival. Atuando há mais de 40 anos no Brasil com mais 2.500 filmes realizados no país, o diretor já participou de outras edições do FINC em Baía Formosa, e garante a qualidade do material produzido no Rio Grande do Norte. Andrés vai compor o juri oficial do festival, que vai avaliar os curtas das mostras competitivas. 

O Cineasta Felipe Bretas também vai estar presente no FINC. PHD em desenvolvimento sustentável, ele é diretor de “O último virgem” na Netflix Brasil e “O jogo”, disponível na Prime Video, e co-fundador da Multiphocus Produtora. Destaque também para a presença da cineasta Julia Barreto, da produtora LC Barreto. Julia tem passagem por grandes produções como o “O quatrilho”, de 1995 e  “Lula, o filho do Brasil”, de 2009. No FINC, ela participa com o filme 2000 Nordestes. A exibição acontece no dia 29 de novembro, as 21h30.

Quer mais? Confira a programação no instagram do evento @fincbrasil

Voltar