20 de Dezembro

Cuidados nas Festas de Fim de Ano

As festas de Natal e Réveillon se aproximam e as famílias já se preparam para a produção das ceias. Se por um lado, a tradição pede pratos deliciosos como peru, tender e bacalhau, por outro, é fundamental ter atenção com a alimentação. Para ajudar a manter a saúde sem perder o sabor, a professora de Nutrição da Universidade Potiguar (UnP), Mayara Martins, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, dá dicas para uma ceia balanceada.

Os pratos tradicionais como peru, tender e bacalhau podem ser parte de uma refeição saudável, desde que consumidos com moderação. A professora explica que esses alimentos, especialmente devido ao processo de cura, podem ser ricos em sódio, o que aumenta o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares e pode causar retenção de líquidos. “A dica é comer com equilíbrio, sem exageros, e complementar as refeições com vegetais e legumes frescos, além de fazer o dessalgue do bacalhau para reduzir o sódio”, orienta.

As frutas secas e as castanhas, muito consumidas no Natal, são nutritivas e possuem diversos benefícios à saúde, por conter fibras, vitaminas e antioxidantes. No entanto, a professora Mayara faz um alerta. “Por terem alta densidade calórica, devem ser consumidas com moderação, além de escolher as versões de frutas secas com menos açúcar”, diz.

Os tradicionais panetones e chocotones também são deliciosos, mas devem ser consumidos com equilíbrio. Mayara sugere que, ao escolher um panetone, prefira os feitos com chocolate de maior porcentagem de cacau, sem gordura trans. “Quanto mais artesanal for o panetone, melhor será a sua qualidade nutricional, pois geralmente tem menos conservantes e aromatizantes”, afirma a professora.

A nutricionista ainda ressalta os cuidados com o excesso de sal e açúcar. Ambos estão frequentemente presentes nos pratos natalinos e podem acarretar problemas como hipertensão e aumento do risco de diabetes tipo 2. Para evitar os problemas, Mayara recomenda escolher carnes e peixes frescos e usar ervas e especiarias como tempero, além de moderar o consumo de sobremesas e petiscos como enlatados e conservas, que contêm altos níveis de sódio.

Sobre as bebidas típicas do Natal, como vinhos e espumantes, a professora de Nutrição lembra que o consumo moderado pode oferecer benefícios ao sistema cardiovascular, devido aos antioxidantes presentes, como o resveratrol. No entanto, o consumo deve ser sempre moderado, para maximizar os benefícios e minimizar os riscos.

A especialista reforça que uma ceia balanceada e nutritiva pode ser deliciosa. “Combinando proteínas magras, vegetais frescos, grãos integrais e sobremesas à base de frutas. A moderação nas porções, especialmente com alimentos ricos em calorias, açúcar e gordura, é fundamental para garantir que a ceia de Natal seja saborosa e benéfica para a saúde”, finaliza.

Voltar