24 de Abril

DNA Potiguar

A 45ª edição do São Paulo Fashion Week recebe nesta terça (24), às 17h, o desfile Top Five. As marcas Karine Fouvry Paris, LED, Vankoke, Borana e Kalline vão apresentar ao público suas coleções. As empresas foram selecionadas dentro do projeto que dá nome ao desfile, resultado da parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod). O setor da moda emprega 2 milhões de pessoas no Brasil e a expectativa é que o mercado cresça 2,6% no Brasil em valor por ano, em média, até 2021.

“Os pequenos negócios, que são 98,5% das empresas do país e respondem por 54% dos empregos formais, estão conquistando espaço também na cadeia produtiva da moda de alto valor agregado. E o SPFW se encaixa perfeitamente no projeto do Sebrae de apoiar as empresas da moda a se desenvolver e conquistar novos mercados, até fornecendo para grandes marcas. Quanto mais competitivas as micro e pequenas empresas forem, mais empregos serão gerados para o setor”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Desde 2016, o desfile é realizado como fruto da parceria, que visa orientar os empresários de micro e pequena empresa da cadeia produtiva da moda. As cinco marcas receberam consultorias de um grupo multidisciplinar que as auxiliaram na estruturação de suas coleções e produtos, na formatação de preço e networking, no relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem.

Por meio da oportunidade, as cinco marcas regionais ganham visibilidade e perspectiva de alavancar novos negócios. A iniciativa faz parte do convênio Contextualizar na Moda, firmado entre o Sebrae e o In-Mod. A parceria oferece aos micro e pequenos empresários do setor a oportunidade de aprofundar conhecimento no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros.

Com 12 anos de existência e DNA potiguar, a Vankoke nasceu a partir da visão da empresária e estilista Adriana Patrícia de redirecionar o olhar para o mercado de moda. A marca busca superar as expectativas dos clientes ao fazer da moda um instrumento de expressão da individualidade.

A nova coleção tem como inspiração o trabalho de Margaret Mee, artista botânica inglesa que se especializou em plantas da Amazônia. As ilustrações botânicas foram usadas como base para a criação das estampas, confeccionadas por Pat Lobo. Todas as peças são pintadas a mão e vão levar para a passarela um verão bastante feminino - marca registrada da Vankoke, com muito volume, babados e tons pasteis. A moda, sendo um setor significativo, mas também com grande alcance e influência, pode ser um vetor para que o trabalho de consciência ambiental seja uma prática comum para todos.

Voltar