11 de Setembro

Olimpíada Brasileira

Há menos de uma semana para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR),  as equipes da Roboeduc, primeira escola de programação e robótica do país, estão treinando a todo vapor para garantir um espaço de destaque entre os competidores e, por isso, realizam os últimos ajustes dos robôs que competirão nos dias 15 e 16 de setembro, no Campus Natal Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Segundo um dos treinadores da Roboeduc, André trigueiro, a Olimpíada gera responsabilidade e companheirismo entre os estudantes. “Cada equipe deve definir quem cuida de cada parte do robô, quem vai cuidar da programação e quem monta. Isso acaba levando ao desenvolvimento do espirito de trabalho em equipe, que, por sua vez, acaba sendo o maior trunfo da competição”, afirma.

Dos 18 estudantes que formam as seis equipes da Roboeduc, cinco são frutos do projeto Roboeduc Social, que oferta vagas para alunos oriundos das instituições públicas de ensino de Natal e da região metropolitana. Sobre a iniciativa, Cássio Leandro, diretor da escola de programação e robótica, explica que “a missão de divulgar a ciência e a tecnologia de maneira interdisciplinar, por meio do ensino de programação e robótica, abraçada pela Roboeduc, de maneira nenhuma, poderia excluir as crianças de baixa renda. Por isso, nossa instituição desenvolve ações para democratizar o acesso às aulas”, explica.

Foto: Divulgação.

Voltar